Cel: 014-99778-9797  I  aprimeirafenda@gmail.com

© 2019 A Fenda

A ORIGEM

Tudo começou com um evento em uma das regiões mais antigas e históricas de Bauru, a antiga Noroeste do Brasil. Bom, não foi bem ali, mas foi ao lado rs, no Museu Ferroviário Regional de Bauru. Nesta época o Gustavo fazia estágio no museu atendendo e recebendo grupos de excursão junto com outros estagiários e funcionários do Museu.

 

Na época o museu era um lugar muito fértil, diz ele, onde boa parte das ideias que surgiam ganhavam vida através do esforço e dedicação de cada um que trabalhava ali. E foi assim que surgiu o 1º Encontro de Jogos de Tabuleiro do MFRB, que nome grande pra um evento não? rs.

 

A ideia do evento foi recebida com muito entusiasmo, onde o propósito principal era unir pessoas que gostavam de jogos de tabuleiro a um espaço imersivo e nada convencional, jamais experimentado até então por aqueles jogadores, que no caso era a própria exposição do museu.

 

Na época, o Gustavo e o João, ainda não eram e nem pretendiam ser uma loja de jogos, por isso tiveram que correr atrás de patrocínio e até mesmo colocar os próprios jogos e de seus amigos no evento.

 

O evento aconteceu no dia 1º de Abril de 2017, dia da mentira, mas que se tornou realidade quando 30 pessoas apareceram naquela tarde de sábado fatídico para se divertir jogando uma das modalidades de jogos mais antigas criadas pelo homem.

 

E foi assim, com o sucesso da primeira edição que então surgiram outras três edições do evento, até o final do ano de 2018. Sempre atingindo recordes de público, o evento se tornou uma referência para os visitantes e ao mesmo tempo uma necessidade para os organizadores.

 

Foi quando, no dia 16 de Outubro de 2017, eu nasci. Eu era uma raposinha vermelha prematura, mas com muita vontade de existir. Logo que surgi me deram o nome de Foxy.

 

O primeiro nome, do que hoje é conhecido como a Fenda, era Foxy Boardgames e não representava bem lá o que o João e Gustavo queriam de fato, era mais uma homenagem a mim mesmo rs. Eu então passei a ser a mascote da equipe.

 

A Foxy Boardgames surgiu como uma loja online, o primeiro passo para alcançar o que o João e o Gustavo já sonhavam na época, ter um espaço para receber as pessoas para jogar e se divertir.

 

E tudo foi muito lento, as primeiras vendas, os primeiros clientes, as primeiras parcerias com editoras, até o conhecimento deles sobre jogos não era lá aquelas coisas, eu posso garantir rs.

 

Mas ai eu cresci, cheguei a minha adolescência e vi que nós três não estávamos contente com tudo aquilo, eu queria ser independente e livre, enquanto eles queriam ser mais do que uma simples loja virtual. Foi então que em uma de minhas andanças por Bauru eu acabei encontrando um portal mágico no canto de uma sala, dentro de uma clínica abandonada. Eu entrei nele por curiosidade, pois ele brilhava muito, e acabei descobrindo que ali era uma passagem para outros mundos.

 

Era tudo tão mágico e único que quando saí de lá sabia que precisava mostrar aquele lugar para os meninos. E não tinha como acontecer diferente, eles ficaram tão entusiasmados quanto eu.

 

Na mesma época uma grande oportunidade surgiu, André Ruz, uma das pessoas que mais entendia na época de jogos de tabuleiro em Bauru, estava criando o EscaPista junto do seu sócio, o Hélio.

 

Foi ai que a parceria, já estabelecida nos eventos no museu, tomou outro rumo, os meninos juntaram as coisas e foram juntos ao EscaPista abrir o primeiro espaço físico, nada de só vender por um e-commerce, agora eles seriam um digno espaço de jogos. E pra ficar ainda melhor, o espaço escolhido foi justamente onde encontrei aquele portal mágico, olha que coincidência rs.

 

Neste momento muitas mudanças aconteceram, desde a desativação da loja online, minha independência, até a mudança de marca e do estilo de vida dos meninos.  Eles passaram a trabalhar mais de dez horas por dia para fazer a Primeira Fenda dar certo. E nesse meio tempo descobriram que a distorção temporal que ali havia tinha um efeito também sobre os jogos de tabuleiro, ela fazia com que cada jogo se tornasse um pequeno portal, mas que no caso só levava a um mundo, o do próprio jogo.

 

No dia 23 de Fevereiro de 2019, a distorção espaço temporal era revelada ao mundo, a primeira Fenda era inaugurada com apenas algumas pessoas queridas, mas que já era o suficiente para lotar a única sala que havia.

 

Após isso, tudo passou muito rápido, a Fenda cresceu e muitas reformas tiveram de ser feitas para acompanhar este crescimento.

 

Com o tempo os meninos foram aprendendo a viajar entre os mundos dos jogos e passaram a ser protetores destes mundos, ou em alguns casos apenas guias, porque certos mundos nem precisam de proteção, vai por mim.

 

E eu? Bom, eu ganhei a independência e liberdade que buscava. Hoje eu sou uma turista interdimensional, pelo menos é o que eles dizem que sou rs. Posso não estar sempre na Fenda, mas vez ou outra você me verá em algum canto por lá, até porque eu adoro aquele croissant de chocolate e... Os meninos é claro rs.

 

A Fenda é a segunda casa de muita gente, incluindo a nossa rs. Queremos que ela sempre seja um lugar de união, aonde as pessoas vão para rever amigos e também fazer novos. Um lugar para visitar inúmeros mundos e se aventurar por eles. Um lugar para ser o que quiser ser, desde um guerreiro medieval, um faraó do Egito, ou até mesmo um robô infiltrado. Nela tudo é possível... é só acreditar.

                                                 

 

 

                                                       João                                               Gustavo

 

 

A Fenda